Opinião de Paulo Vinícius Coelho

calendario

A algum tempo tem-se discutido sobre a mudança no calendário Brasileiro para se adequar ao Europeu. Muitos especialistas tem dado sua opinião e agora a torcida também entra em jogo.

Abaixo uma opinião de Paulo Vinícius Coelho a respeito da questão, e devo dizer que concordo com ele, e acrescento mais uma coisa: A mudança no calendário além de trazer os benefícios que PVC fala, também ajudaria ainda mais a globalizar o futebol.
Leia e de sua opinião:

“A Federação Paulista fará força contra a adaptação do calendário europeu ao da UEFA.
Vale o debate, sempre.
Mas o debate precisa ser leal e ter argumentos verdadeiros.
A Federação, assim como o executivo da Globo Esportes, Marcelo de Campos Pinto, repete que dos 1173 jogadores que deixaram o Brasil no ano passado, apenas 15% seguiram para o mercado europeu, adaptado ao calendário da Uefa.
É verdade.
Só que esse número não tem nenhuma importância, comparado com outro: o de jogadores que começam a Série A do Brasileirão e vão embora antes do final.
A Série A de 2009 já perdeu 27 jogadores. Desses, 63% foram para países como França, Espanha, Portugal, Itália, que seguem o calendário de setembro a maio.
Ano passado, a Série A perdeu 57 jogadores, durante a sua disputa. Desses, 40 seguiram para o calendário da UEFA, ou 70%.
A ligeira queda no número deste ano tem a ver com a crise global.
O debate é legítimo. Nem todo mundo precisa concordar que a melhor saída é a inversão do calendário. Mas para que o debate tenha alto nível, é preciso partir de informações relevantes.

Repito o que tenho dito nos programas dos canais ESPN. A inversão do calendário não vai solucionar a questão do êxodo, mas vai atenuar o impacto do êxodo sobre o Campeonato Brasileiro.
É a primeira maneira de tentar criar um ciclo virtuoso, em vez do ciclo vicioso que vivemos há anos.
O clube poderá jogar o campeonato depois de vender parte de sua equipe e decidir só vender ao final de sua campanha. Se ganhar o campeonato, poderá vender por 10. Se perdê-lo, venderá por preço mais baixo. Mantendo mais jogadores durante a temporada inteira, o campeonato poderá ficar melhor, arrecadar mais com bilheteria, receber mais de publicidade, televisão.
Desde que o ciclo virtuoso se inicie.”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: