Copa de 2010 pode ter mais sete classificados nesta quarta

copa_2010A quarta-feira promete ser de festa em vários pontos do mundo. Mais sete seleções podem garantir vaga na Copa do Mundo de 2010 e juntar-se às já classificadas África do Sul, Brasil, Gana, Holanda, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte e Austrália.

Na América do Sul, Chile e Paraguai avançam se vencerem Brasil e Argentina, respectivamente. Se o fizerem, chegarão aos 30 pontos e poderão abrir até dez pontos do quinto colocado, faltando duas rodadas a serem disputadas.

Na Europa, Inglaterra e Sérvia dependem de triunfos simples sobre Croácia e França, respectivamente, para carimbarem o passaporte. As duas seleções jogarão em casa.

Espanha, Dinamarca e Eslováquia também podem obter a classificação, mas não dependem só de si. A Fúria tem de ganhar da Estônia e a Bósnia não passar pela Turquia. Os nórdicos precisam vencer a Albânia e torcer para que a Hungria perca de Portugal e a Suécia não passe de um empate com Malta. Para disputar seu primeiro mundial depois da separação da República Tcheca, os eslovacos têm de ganhar o confronto direto com a Irlanda do Norte e torcer para a Polônia não bater a Eslovênia.

Já a Escócia assegurará vaga na repescagem com um simples empate com a já classificada Holanda.

A rodada também definirá o adversário da Nova Zelândia na repescagem entre Ásia e Oceania. Depois do empate por 0 a 0 no confronto de ida, a Arábia Saudita recebe o Bahrein, em Riad.

Outro lado

A rodada também pode complicar de vez a situação de seleções tradicionais. Portugal estará virtualmente eliminado se perder da Hungria, fora de casa, e Dinamarca e Suécia vencerem.

Se perder do Paraguai, em Assunção, e Colômbia e Equador vencerem Uruguai e Bolívia, respectivamente, a Argentina terminará a antepenúltima rodada da América do Sul na sexta colocação, fora até mesmo da repescagem.

Restaria à equipe de Maradona a obrigação de vencer seus dois últimos confrontos, com Peru, em casa, e Uruguai, fora, e torcer por tropeços colombianos ou equatorianos.

Já o Uruguai, bicampeão mundial, pode ficar em situação difícil se cair diante da Colômbia no estádio Centenário. O máximo que poderia alcançar seria a repescagem, mas tendo de vencer os dois jogos restantes e dependendo de derrotas dos concorrentes.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: